Os pneus e as rodas especificados pela Fiat são rigorosamente ajustados ao respectivo modelo/versão do veículo, contribuindo fundamentalmente para a estabilidade do veículo e a segurança dos seus ocupantes.
Recomendamos utilizar exclusivamente pneus e rodas homologados pela Fiat para o modelo/versão do seu veículo, ou seja, pneus radiais do mesmo tipo de construção, fabricante, dimensões e com o mesmo desenho, evitando, assim, riscos.
Utilizar calotas genuínas Fiat.
Os veículos Fiat usam pneus Tubeless, sem câmara de ar. Nunca usar câmaras de ar com estes pneus.
Efetuar a revisão e manutenção dos pneus e das rodas na Rede Assistencial Fiat, que dispõe de ferramentas específicas e das peças necessárias e providencias quanto a eliminação dos pneus velhos como resíduos.
Evitar a substituição individual dos pneus. Se possível, substituir pelo menos os pneus do mesmo eixo, ou seja, os pneus dianteiros e traseiros, aos pares.
Devido às características diferentes de construção e à estrutura do pneu, podem ocorrer diferenças na profundidade do perfil de pneus novos, de acordo com a versão e o fabricant
A posição de montagem dos pneus está indicada nas laterais por exemplo: INSIDE (parte interna) e OUTSIDE (parte externa). Em alguns pneus a posição de montagem pode ser identificada por uma seta. Caso não haja indicação da posição de montagem, a mesma pode ser realizada sem vínculo de posição. É importante que seja sempre mantido o sentido de rodagem indicado, assegurando-se desse modo, um melhor aproveitamento das características relacionadas com aquaplanagem, aderência, ruídos e desgaste.
Atenção! Pneus novos apresentam melhor aderência após percorrerem pelo menos 150 km.
Não circule com pneus em mau estado (ex.: bolhas, furos, desgaste acentuado).
Nestas condições, poderá provocar seu estouro, acidentes e lesões.
O pneu envelhece mesmo se pouco usado. Rachaduras na borracha da banda de rodagem e nas laterais são sinais de envelhecimento. Pneus montados há mais de 5 anos necessitam passar por uma avaliação técnica. Atente-se para controlar também a roda sobressalente.
Em caso de substituição, montar sempre pneus novos, optando por pneus homologados FIAT.
Leitura correta dos pneus - fig. 16 Para uma escolha certa é importante saber identificar as características e dimensões do pneu corretamente. Os pneus radiais, por exemplo, apresentam a seguinte inscrição nos flancos:
Exemplo: 175/70R14 88H
175 - Largura nominal do pneu em mm (S)
70 - Relação altura/largura
em % (H/S
R - Tipo de construção - código de radial
14 -
Diâmetro da roda em polegadas ()
88 -
Índice de capacidade de carga
H - Índice de velocidade máxima
Os pneus podem ter também informações do sentido de marcha e referência de pneus com versão reforçada (Reinforced). A data de fabricação também está indicada no flanco do pneu, podendo estar na parte INTERNA ou EXTERNA. Por exemplo: DOT... 4509 - significa que o pneu foi produzido na 45ª semana do ano de 2009.
Fiat Uno. Sistema flex (combustível etanol e/
ou gasolina)
O sistema FLEX foi projetado para
proporcionar total flexibilidade na alimentação
do motor do veículo, permitindo
a utilização de etanol ou de gasolina
indistintamente. O combustível
pode ser adicionado no reservatório na
proporção que o usuário julgar conveniente
para o uso. ...
Fiat Uno. Para evitar danos
Evitar o contato do pneu com óleo, graxa ou combustível.
Remover os corpos estranhos (pregos, parafusos, etc.) que
tenham penetrado no pneu.
ADVERTÊNCIAS: evitar freadas repentinas, arrancadas violentas,
choques contra calçadas, buracos e obstáculos de qualquer espécie,
dimensã ...