Ford Fiesta: Verificação do líquido de arrefecimento do motor

Ford Fiesta / Manutenção / Verificação do líquido de arrefecimento do motor

CUIDADO

Não permita que o fluido entre em contato com a pele ou os olhos. Se isto acontecer, enxágue as áreas afetadas imediatamente com bastante água e procure um médico.

Nota: Certifique-se de que o nível esteja entre as marcas MIN e MAX.

Nota: O líquido de arrefecimento se expande quando quente. O nível pode então ultrapassar a marca MAX.

Acrescentando líquido de arrefecimento do motor

CUIDADOS

Só acrescente líquido de arrefecimento quando o motor estiver frio. Se o motor estiver quente, espere 10 minutos até o motor esfriar.

Não remova a tampa de abastecimento quando o motor estiver funcionando.

Não remova a tampa de abastecimento do reservatório quando o motor estiver quente.

Espere o motor esfriar.

CUIDADOS

O líquido de arrefecimento não diluído é inflamável e pode se incendiar se vazar sobre o escapamento quente.

Nota: Ao fazer a inspeção ou a substituição da tampa, deve-se fazer com o carro desligado e frio, para evitar lesões ou queimaduras.

Nota: Em uma emergência, você pode acrescentar só água ao sistema de arrefecimento para chegar até uma oficina para a manutenção do veículo. Verifique o sistema em um Distribuidor Ford o quanto antes.

Nota: O uso prolongado de uma diluição incorreta do líquido de arrefecimento pode causar danos ao motor por corrosão, superaquecimento ou congelamento.

Nota: Não acrescente líquido de arrefecimento acima da marca MAX.

Nota: Se os níveis do líquido de arrefecimento estiverem fora da faixa operacional padrão o desempenho do sistema pode ser comprometido; procure um Distribuidor Ford imediatamente.

Nota: A tampa do reservatório de expansão do sistema de arrefecimento deve ser inspecionada e limpa a cada intervalo de 3 anos aproximadamente. Caso haja evidências de deterioração do anel de vedação, a tampa deverá ser substituída.

Nota: É normal formação de bolhas de ar no reservatório de expansão do liquido do radiador.

  1. Remova a tampa de abastecimento. A pressão vai escapar lentamente na medida em que você solta a tampa.
  2. Acrescente uma mistura de 50% de líquido de arrefecimento e 50% de água, usando um fluido que atenda as especificações da Ford. Consulte Especificações técnicas
  3. Reinstale a tampa de abastecimento.  Gire-a até sentir uma resistência forte.

Verificação do fluido da transmissão automática

Nota: O fluido de transmissão deve ser verificado por um Distribuidor Ford. Se necessário, o fluido deve ser adicionado por um Distribuidor Ford.

A transmissão automática não tem uma vareta de nível do fluido de transmissão.

Execute uma inspeção em um Distribuidor Ford e troque o fluido da transmissão no intervalo de manutenção correto. Consulte Realização de serviços no seu veículo. Sua transmissão não consome o fluído. No entanto, o nível do fluído deve ser verificado se a transmissão não estiver funcionando corretamente, (ou seja, se a transmissão deslizar ou deslocar lentamente) ou se você notar algum sinal de vazamento do fluido.

Não utilize aditivos de fluído de transmissão suplementares, tratamentos ou agentes de limpeza. A utilização desses materiais pode afetar a operação de transmissão e resultar em danos aos componentes internos da transmissão.

Veja também:

Toyota Etios. Saída de energia
A saída de energia poderá ser usada para acessórios de 12 V que demandem até 10 A. Abra a tampa. A saída de energia poderá ser usada quando A chave de ignição estiver posicionada em "ACC" ou "ON". NOTA Para evitar danos ...

Fiat Uno. Sistema OBD
O Sistema de Diagnóstico de Bordo (OBD - On Board Diagnosis), presente em algumas versões, efetua um diagnóstico contínuo dos componentes relacionados com as emissões gasosas produzidas pelo veículo. Além disso, indica por meio do acendimento da luz-espia no quadro de instrum ...

Modelos

Todos os direitos reservados: © 2024 www.portalmanual.org 0.0053